Preencha o formulário que vamos entrar em contato com você!

BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

Estados voltam a discutir sobre a majoração das a´liquotas de ICMS

Os estados voltaram a discutir internamente sobre o aumento da alíquota geral de ICMS, com vigência a partir de 01/01/2024, em cumprimento à anterioridade anual conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 7.375.

Como exemplo, é possível mencionar o Distrito Federal em que se propõe a alíquota de 20% (atualmente é de 18%), o estado de Pernambuco que já majorou a alíquota para 20,5% com a publicação na Lei nº 18.305/23 (atualmente é de 18%), o estado de Rondônia discute o aumento para 21% (atualmente é 17,5%) e o estado da Paraíba que já aumentou para 20% através da Lei nº 12.788/23 (atualmente é de 18%).
 

Os estados voltaram a se movimentar após decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional, no julgamento da ADI 7.375, Lei do estado de Tocantins que majorou a alíquota geral de ICMS com vigência ainda em 2023.
 

Nesse sentido, em razão da discussão sobre a necessidade de cumprimento da anterioridade anual para majoração do ICMS, muitos estados deixaram de aumentar suas alíquotas. Agora, com a decisão da Suprema Corte, os estados voltaram a propor projetos de Lei para majorar a alíquota do ICMS com vigência a partir do próximo ano.


Além disso, os estados já estão planejando o futuro das arrecadações em razão da Reforma Tributária, que prevê o rateio do IVA considerando a arrecadação de 2024 a 2029.


Sabia que a VEROT oferece uma ferramenta dedicada em recuperação tributária? Se não, não perca tempo! 

Utilize nosso software especializado para simplificar esse processo.

Newsletter

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Últimas postagens

EBOOK

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA DOWNLOAD

Preencha o formulário que vamos entrar em contato com você em breve!

;