BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

BLOG VEROT

FIQUE POR DENTRO!

Novas Restrições sobre ICMS, ICMS-ST e IPI na Base de Créditos de PIS e COFINS

Em 18 de julho, a Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa (IN) nº 2.152/2023, que modificou as diretrizes estabelecidas na IN nº 2.121/2022, impactando diretamente as empresas do lucro real, que apuram o PIS e a COFINS pelo regime não cumulativo.

Segundo a IN, foi estabelecido que o ICMS, ICMS ST e o IPI incidentes nas aquisições de matéria-prima não devem compor a base de cálculo dos créditos de PIS e COFINS, mesmo nos casos em que tais impostos sejam irrecuperáveis pelo comprador.

Agora, se tratando do ICMS próprio, a determinação sobre esse assunto ocorreu em decorrência do julgamento realizado pelo STF em 2017, que determinou que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e COFINS, partindo a Receita do entendimento de que tal exclusão deveria ocorrer não apenas do débito, mas também dos créditos das referidas contribuições.

Já quanto ao ICMS ST e IPI, a Receita entende que tal vedação deve acontecer, uma vez que os impostos não estão destacados na nota fiscal de venda, desconsiderando que eles compõem o custo de aquisição dos produtos.

Em razão de diversas ilegalidades e inconstitucionalidades dispostas na IN 2.152/2023, os contribuintes que apuram o PIS e a COFINS pelo regime não-cumulativo estão se socorrendo ao Poder Judiciário objetivando a manutenção dos créditos integral das referidas contribuições, ou seja, com o ICMS, ICMS ST e IPI em suas bases.

E aí, já teve a chance de explorar todas as oportunidades de recuperação tributária em seus clientes? Se não, não perca tempo! Utilize nosso software especializado para simplificar esse processo. 

Entre em contato conosco hoje mesmo!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Últimas postagens

Preencha o formulário que vamos entrar em contato com você!

;